sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Matéria de destaque

Professora Bernadete foi uma das selecionadas do Bolsa Avina de Jornalismo

A revista Carta Capital publicou nessa semana, uma parte da pesquisa feita pela professora Maria Bernadete Toneto com o tema “o hip hop movimenta a economia das periferias”.
A reportagem foi produzida por meio de uma bolsa no valor de 5 mil dólares, concedida pela Avina pelo Desenvolvimento Sustentável, em incentivo ao jornalismo investigativo. Participaram mais de mil jornalistas de 24 países. Desses, 50 foram selecionados, representando 17 países. As 50 matérias vão compor um livro bilíngüe de reportagens sobre diferentes realidades da América Latina. Todas estão sendo veiculadas em publicações latino americanas e estima-se que a audiência chegue a 27 milhôes de pessoas.
Também participaram da investigação as jornalistas Jaqueline Lemos e Renata Carrara. Elas percorreram cidades da Colômbia, Chile, Argentina. No Brasil, passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.
Com o objetivo de estudar uma forma de desenvolvimento econômico sustentável e de comércio justo, elas puderam observar, em quase 6 meses de investigação, a economia gerada por meio do hip hop, uma cultura que se apóia em elementos de expressões artísticas, mas que possui uma forte raiz social.
Em sua pesquisa, ela conversou com personagens como Ferrez, escritor e morador do Capão Redondo, autor de três romances, entre eles, “Capão Pecado”, de 2000. Embora Ferrez seja um autor conhecido e premiado, continua morando na periferia e não consegue viver somente da literatura. Sendo assim, lançou uma grife de roupas no bairro do Capão Redondo, baseado na cultura hip hop.
Em todo o processo de confecção das peças de grife 1 da Sul, todos os envolvidos são moradores do Capão Redondo.Gerar esse tipo de economia na periferia, nem sempre pode significar um alto lucro, mas segundo a prfessro Maria Bernadete, é uma economia que gera cidadania e auto-estima.
Muitos outros exemplos fazem parte dessa grande-reportagem investigativa, que vai se transformar em um livro reportagem.



Nenhum comentário: