quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Comunicação no século XXI é tema de Simpósio

Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu o VI Simpósio de Comunicação Social, com a presença do doutor Dennis de Oliveira, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA)., da USP.O tema foi “A Comunicação no Século XXI: tendências e desafios”.
O professor Juarez Tadeu de Paula Xavier, diretor do Curso de Comunicação Social, falou do paradoxo na área da comunicação social hoje: de um lado a informação estratégica é dominada por um pequeno grupo, no qual estão concentrados os grandes veículos de mídia. Por outro lado, há as possibilidades de produções independentes da informação.
Oliveira abordou os desafios do mercado de trabalho. Para ele, comunicação social hoje não é somente uma área profissional, mas também um campo de estudos e pesquisas. Ele explicou as conseqüências da concentração de toda a informação do planeta nas mãos de sete mega-empresas e traçou os desafios que surgem com as novas tecnologias de comunicação. Para Oliveira, o profissional do futuro deve ser polivalente e trans-disciplinar. No lugar de publicitários, jornalistas e marqueteiros, surge agora o “gestor da informação”, com poder e capacidade de decidir os rumos da comunicação.
No segundo dia de conferência, aconteceram mesas temáticas, com discussões direcionadas por turmas. Os professores dos cursos deram voz aos debates que aconteceram em sala de aula. Os alunos puderam optar por participar das mesas dos outros cursos e módulos. Responsabilidade social, criação e convergência tecnológica, o futuro dos veículos impressos, profissional empreendedor, a criação com utilização de imagem e a arte de escrever foram os temas do último dia.













Nenhum comentário: